You are here

NEVERMIND, do Nirvana, completa 20 anos!

Depois de um hiato de postagens construtivas, finalmente vem algo que valha a pena! Claro, eu não poderia deixar passar em branco esta data, em que este memorável álbum faz aniversário.

Há exatamente 20 anos, no dia 24 de setembro de 1991, o Nirvana lançava seu disco intitulado NEVERMIND, que causou grande alvoroço no cenário musical norte-americano dos anos 90, iniciando uma verdadeira corrida em busca de bandas grunge.

Com um carregamento inicial de cerca de 46 mil cópias, o album vendeu mais de 30 milhões de discos, e faixas como “Smells like teen spirit” e “Come as you are” elevaram a banda ao mainstream, influenciando o cenário musical de Seattle. Não por acaso, os albuns mais relevantes desse periodo foram de bandas de seattle, como Pearl Jam, Alice in chains, e Soundgarden.

Em comemoração ao aniversário de duas décadas do álbum, NEVERMIND está sendo relançado pela Universal em três versões diferentes: uma edição limitada Super Deluxe com quatro CD’s e um DVD, uma edição de luxo expandida com dois CD’s, e uma versão só com o álbum original remasterizado. E a novidade mais interessante, é que os relançamentos também sairão no formato de vinil , com 4 LP’s.

Entre as gravações inéditas estão as demos das músicas de NEVERMIND gravadas com Butch Vig (produtor) em seu estúdio;  gravações caseiras dos ensaios das músicas “Comes as You Are“, “Smells Like Teen Spirit“, e “On a Plain“; e pra finalizar,  gravações de aparições do Nirvana na BBC Radio, entre os anos de 1989 e 1991.

Para quem ainda não ouviu o disco, vale muito a pena achar as músicas e escutar o álbum que envelheceu bem durante esse tempo. Aliás, olhando a capa, vemos que as mensagens que ele passa, estão mais atuais do que nunca… No mais, vida longa a Nevermind!!

Related posts

One thought on “NEVERMIND, do Nirvana, completa 20 anos!

Leave a Comment