You are here
Coisas do mundo Notícias Tecnologia 

1984 é agora: Samsung afirma que suas SMART TV’s estão ouvindo as conversas de seus usuários | Neurônio Nerd

Quem já leu ou assistiu as adaptações de “1984”, romance escrito por George Orwell, rapidamente vai identificar a situação e fazer a ligação com as “Teletelas” da obra de ficção. Mas como a vida imita a arte, já é uma realidade TVs que escutam e podem transmitir informações de seus usuário, sem seu consentimento.

Smart TV SAMSUNG 1984 TELETELA

O alerta veio da Samsung, que sugeriu que seus usuários evitem ter conversas particulares em frente às suas SMART TV’s, que podem fazer a gravação da conversa e enviar à terceiros. Tudo por conta do recurso de ativação de voz, onde o usuário pesquisa por um conteúdo através de comandos de voz, e a TV o encontra. O problema é que isso pode ir mais além: A voz é gravada e enviada a um servidor de uma empresa terceirizada, que processa essa informação. Dessa forma, não há distinção entre o que é comando e o que pode ser uma conversa com informações confidenciais, por exemplo.

1984-Orwell
Cena do filme “1984”

A quebra de privacidade se assemelha muito ao que ocorre no romance “1984”, onde telas de tv passam 24h vigiando os cidadãos, com o intuito de controlar suas vidas e apontar qualquer desvio do sistema implantado por um partido totalitário e tirano.

 

Related posts

2 thoughts on “1984 é agora: Samsung afirma que suas SMART TV’s estão ouvindo as conversas de seus usuários | Neurônio Nerd

  1. […] teorias conspiratórias vieram à tona durante a discussão sobre o caso da empresa sul-coreana. Fato é que as televisões […]

Leave a Comment