You are here
Cinema Curiosidades 

Continuações de filmes que foram canceladas!

É sempre muito animador quando descobrimos que aquela franquia que amamos vai ser adaptada para os cinemas. Porém, as vezes o resultado não é tão bom quanto o esperado pelos estúdios e, muitas vezes pela própria audiência. Nesses casos, o jeito é cancelar o projeto, deixando a franquia inacabada.

Listamos aqui alguns exemplos de franquias do cinema que tiveram suas continuações canceladas.

Eragon

eragon

Eragon é a adaptação do primeiro livro do Ciclo da Herança, escrito por Christopher Paolini, publicado pela primeira vez em 2002, como romance de estréia do autor. Conta a história do jovem Eragon, que encontra um ovo de dragão, o que o transforma em um Cavaleiro destinado a combater o mal.

A Fox pretendia adaptar toda a franquia composta por 4 livros no total, porém a recepção da crítica e, principalmente, dos fãs ao primeiro filme foi extremamente negativa. Mesmo com um orçamento bem alto e alguns grandes nomes em seu elenco como Jeremy Irons (O Rei Leão, Cruzada), o projeto acabou sendo cancelado.

A Bússola de Ouro

continuações bussola

A Bússola de Ouro é a adaptação do primeiro livro da série Fronteiras do Universo de Phillip Pulman,  publicado pela primeira vez em 1995 e extremamente aclamado pelos fãs até hoje.

Assim como com Eragon, a idéia do estúdio responsável pela adaptação de A Bússola de Ouro, era adaptar os 3 livros para o cinema. Porém, isso só aconteceria se o primeiro filme rendesse a quantidade de lucro esperado por eles.

Apesar de seu sucesso no resto do mundo, o filme teve uma bilheteria fraca nos EUA. Além disso, a New Line Cinema não considerou os lucros satisfatórios, o que resultou no cancelamento das continuações.

Confira o nosso post comparando o livro A Bússola de Ouro com sua adaptação para o cinema: Post

Percy Jackson

percy

Percy Jackson e o Ladrão de Raios, foi o primeiro filme adaptado da saga Percy Jackson e os Olimpianos, escrita por Rick Riordan e publicada entre os anos de 2005 e 2009. A saga conta com 5 livros, tendo 2 deles sido adaptados para o cinema. Percy Jackson e o Mar de Monstros veio como uma tentativa de reverter o fracasso do primeiro longa, porém o filme foi duramente criticado.

A possibilidade da continuação das adaptações dos outros 3 livros acabou em 2014, quando o ator Logan Lerman, em uma entrevista à MTV americana disse que não haveriam mais filmes da saga. A Fox confirmou a informação e as continuações foram canceladas.

Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos

cidade dos ossos

O filme Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos, é a adaptação do primeiro livro da série Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare, publicado pela primeira vez em 2007. Com a popularidade dos livros, veio a primeira adaptação da história para o cinema pela Sony, com a pretensão de realizar as continuações.

Porém o filme teve uma recepção não muito boa vinda dos críticos. Além disso, ele arrecadou pouco mais do que o valor de custo para a produção do longa. Esses fatores contribuíram para o cancelamento do projeto. Mas, para a alegria dos fãs, a saga migrou para as séries de tv através da série Shadowhunters da emissora Freeform. A série adapta os acontecimentos da saga de Cassandra Clare, e se encontra em sua 2 temporada.

O Espetacular Homem-Aranha

A Sony iniciou o seu projeto de reboot da franquia Homem-Aranha com a pretensão de lançar 4 filmes. O segundo filme, O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro ficou com a difícil missão de reverter a situação deixada pelo primeiro, que dividiu o público e deixou a Sony insatisfeita com os resultados obtidos.

Porém, o longa acabou tendo resultados inferiores ao primeiro filme, o que fez a Sony desistir das continuações e entregar os direitos do personagem para a Marvel, resultando assim em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a promessa da Marvel para 2017.

Quarteto Fantástico

Em 2015 a Fox, buscando ampliar seu universo de filmes de super heróis, lançou o reboot de Quarteto Fantástico. O filme foi um fracasso, tanto em críticas, quanto em bilheteria. Os fãs não gostaram nem um pouco da adaptação e criticaram pesadamente o filme.

Além de tudo isso, a produção passou por diversos problemas entre os envolvidos, tanto o elenco quanto a equipe de produção e o próprio diretor. O filme também entrou em diversas listas de piores do ano, chegando a aparecer em sites de rating com notas extremamente baixas, tanto da crítica quanto do público. A sequência era prevista para 2017, mas o elenco disse que não vai acontecer.

Eu Sou o Número 4

O filme é a adaptação do primeiro livro de uma série de seis romances de nome Os Legados de Lorien, do autor Pittacus Lore. Para poder produzir o longa, a Dreamworks teve que brigar pelos direitos com J.J.Abrams, que também tinha planos de adaptar a obra. Depois da Dreamworks ganhar os direitos, eles passaram a produção para Michael Bay.

As críticas do filmes foram mistas porém, ele foi lançado em uma época em que diversos livros jovens adultos estavam sendo adaptados para os cinemas. O filme acabou sendo ofuscado por outros como A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, que já tinha o seu público definido e muito forte. Por não ter conseguido seu espaço no gosto do público, as sequências de Eu Sou o Número 4 acabaram sendo canceladas.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo

O filme O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, é a adaptação da popular série de games Prince of Persia. O filme não foi muito bem recebida pela crítica, mas conseguiu arrecadar quase 350 milhões de dólares ao redor do mundo.

Apesar do sucesso mundial, o filme não fez muito sucesso nos Estados Unidos, o que foi, mais uma vez, motivo suficiente para a produtora não querer arriscar nas sequências, cancelando o projeto.

Related posts

Leave a Comment