You are here
Cinema Curiosidades Livros 

Qual foi o primeiro livro adaptado para o cinema?

Diante da popularização das adaptações cinematográficas de obras literárias, me veio essa pergunta na cabeça que, acredito eu, é uma pergunta que vários leitores e cinéfilos assíduos já fizeram. Qual foi o primeiro livro a ser adaptado pra o cinema? A quantidade de obras literárias que ganharam sua adaptação cinematográfica é tão grande que, muitas vezes, nem ficamos sabendo que certo filme é inspirado em um livro.

Indo direto ao ponto que nos interessa, existem controvérsias sobre qual teria sido o primeiro livro adaptado ao cinema. Isso acontece por diversos fatores como, registro de datas, duração do material a ser considerado um filme, etc.

Trilby e o pequeno Billee é o primeiro que se tem registro. De 1896, o curta de 22 segundos recria uma cena do livro Trilby, escrito pelo francês Gerald du Maurier em 1895. O cinema tinha acabado de começar, lembrando que o que é considerado como o primeiro filme, foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris, durante cerca de 20 minutos.

Sherlock Holmes Baffled, é um pequeno filme mudo de apenas 30 segundos, feito nos EUA em 1900, mas registrado somente em 1903. No mesmo ano o livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ganha sua primeira adaptação cinematográfica.

Sherlock Holmes Baffled

Assim como Sherlock Holmes Baffled, Alice in Wonderland é um curta metragem mudo, porém com mais duração. Com o tempo, a película do filme acabou danificando e, posteriormente em 2010, foi restaurada parcialmente pelo British Film Institute (BFI). É essa versão que temos acesso atualmente, confira:

Alice in Wonderland

 

 

Related posts

Leave a Comment