You are here
Curiosidades Livros Séries Últimas Notícias 

Os deuses de American Gods

American Gods é uma série de televisão americana, de 2017, criada por Bryan Fuller e Michael Green, e transmitida pelo canal Starz. A série foi inspirada no romance de mesmo nome (Deuses Americanos), do autor Neil Gaiman, conhecido pela sua obra em HQ, Sandman.

A série conta a história de Shadow Moon (Rick Whittle), um ex-presidiário que, ao sair da cadeia encontra com um misterioso homem, Wednesday (Ian McShane) que lhe oferece um emprego. Ao decorrer da história, somos apresentados à diversas divindades antigas que agora vivem entre nós, buscando se reerguer contra os novos deuses.

deuses americanos

A obra politeísta de Neil Gaiman nos apresenta diversos deuses e criaturas mitológicas de diversas culturas e religiões diferentes. Por conta disso, listamos abaixo alguns dos deuses presentes na série, juntamente com a religião ou cultura na qual foram inspirados.

(ALERTA: Esse post pode conter spoilers da primeira temporada de American Gods).

Bilquis

deusa bilquis

Bilquis, é o nome em árabe da Rainha de Sabá, uma figura religiosa, que aparece no judaísmo, no islamismo, no cristianismo e na cultura etíope. Segundo a Bíblia, a Rainha de Sabá era sábia e uma grande governante que ficou maravilhada com a sabedoria e riqueza do Rei Salomão. Cada religião tem sua versão da história de Bilquis, porém em todas ela é vista como uma grande rainha.

Mad Sweeney

mad sweeney

Figura mitológica da cultura irlandesa, Mad Sweeney é um leprechaun. Na miologia irlandesa, os leprechauns são considerados guardiões e conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Assim como guardiões das florestas e da natureza. No folclore, os leprechauns são muito pequenos, sempre felizes e sorridentes e vestindo roupas antigas. Eles não gostam de humanos e tem medo deles, porém, as vezes, podem simpatizar com alguém e acabar ajudando ou atendendo algum pedido.

As irmãs Zoryas

deusas zoryas

Zorya Vechernyaya, Zorya Utrennyaya e Zorya Polunochnaya, são deusas da mitologia eslava. As três juntas são as auroras e cada uma delas protege um horário do dia: manhã, tarde e noite. Segundo a mitologia, sua principal função é guardar e vigiar o cão do juízo final, Simargl, assim, as Zoryas são tidas como as deusas que guardam o universo.

Technical Boy

deus tecnologia

É um novo deus, criado pela devoção e adoração das pessoas pela tecnologia, computadores, celulares e internet. Ele é retratado como um jovem impulsivo e imprudente, porém se mostra um deus em ascensão. Adorado por todos, está a caminho de se tornar um dos deuses mais poderosos da atualidade.

Czernobog

deus escuridão

Czernobog é um deus da mitologia eslava. Seu nome significa Deus Negro, e sua caracterização está sempre relacionada com à morte e à escuridão. De acordo com sua mitologia, Czernobog, juntamente com Belobog, deus da luz e da bondade criaram o universo. Os eslavos acreditavam que, por conta de suas personalidades conflitantes, o universo foi criado do jeito que é. Reza a lenda que Belobog é, na verdade, uma personalidade de Czernobog.

Media

deusa midia

Assim como Technical Boy, Media é uma das novas divindades. Ela representa a mídia e a adoração das pessoas pela televisão. Através disso ela manipula a programação para manter todos sempre atentos à ela. Durante a série ela toma a forma de diversas personalidades da mídia, entre elas Marilyn Monroe e David Bowie.

Mr. Jacquel

deus anubis

Anúbis, foi como ficou conhecido pelos gregos, o deus egípcio antigo dos mortos. O deus guia e conduz as almas dos mortos pelo submundo. É sempre associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia, também associado como protetor das pirâmides.

Mr. Nancy

deus ananse

Ananse, ou Anansi, é uma lenda africana.Houve um tempo em que na Terra não havia histórias para se contar, pois todas pertenciam a Nyame, o Deus do Céu. Kwaku Ananse, o Homem Aranha, queria comprar as histórias de Nyame, o Deus do Céu, para contar ao povo de sua aldeia, então por isso um dia, ele teceu uma imensa teia de prata que ia do céu até o chão e por ela subiu. Ananse é conhecido por trazer as histórias da mitologia africana para seu povo e espalha-las pelo mundo.

 

Vulcan

deus vulcan

Vulcano (Hefesto na mitologia grega) era o deus romano do fogo, filho de Júpiter e de Juno ou ainda, segundo alguns mitólogos, somente de Juno com o auxílio do Vento. Sua figura era representada como um ferreiro. Era ele quem forjava os raios, atributo de Júpiter. Este deus, o mais feio de todos, era o marido de Vénus (Afrodite), a deusa da beleza e do amor.

Easter

deusa easter

Easter, Eostre, Ēostre, Ostara, ou Ostera é a deusa da fertilidade, amor, da primavera e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. De seus cultos pagãos originou-se o termo Inglês Easter (páscoa), que foi absorvida e misturada pelas comemorações pascais judaico-cristãs. Eostre ou Ostara significa “a Deusa da Aurora”.

Mr. World

deus global

Mr. Wolrd é o lider dos novos deuses contra os antigos. Na série ele se mostra um personagem muito misterioso e peculiar. Ele representa a adoração atual das pessoas à globalização do mundo.

Mr. Wednesday

deus odin

Odin ou Ódin (em nórdico antigo: Óðinn) é considerado o deus principal do clã dos deuses Asses (Æsir), o clã mais importante de deuses da mitologia nórdica e nas crenças das religiões neopagãs nórdicas. Também é conhecido como “Pai de Todos” e “O enviado do Senhor da Guerra”. Era o deus da sabedoria, da guerra e da morte, assim como da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça.  O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia nórdica e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII.

Related posts

Leave a Comment